segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Livro 31 - Macbeth

Finalmente li uma obra de Shakespeare. Até então, já havia assistido filmes, peças, adaptações para crianças e animações. Uma delas foi "Gnomeu e Julieta", de que lembro em detalhes por ter sido a primeira vez que levei meu filho ao cinema. Uma versão de Romeu e Julieta extremamente lúdica, que é mais leve, mas não deixa de carregar a emoção e os momentos tristes da história original. Isso em minha modesta opinião.

A leitura de "Macbeth" foi rápida e fluida. A história de um homem que se torna rei por caminhos tortos, que manipula e é manipulado. "Banhado em sangue, eu cheguei tão longe". Impressiona muito a frieza da esposa de Macbeth. E como não se impressionar com as figuras das bruxas? Hoje é Halloween, então fica aqui minha homenagem a elas.

Mas a fala de Macbeth que me chamou mais a atenção foi essa, proferida durante a batalha:

"A vida é só uma sombra: um mau ator
Que grita, se debate pelo palco,
Depois é esquecido; é uma história
Que conta o idiota, toda som e fúria
Sem querer dizer nada".

Foi depois de ler que assisti ao filme de 2015, baseado nessa obra. Gostei muito, mais do que da leitura. Provavelmente porque a intenção do autor realmente não era ser lido, mas que seus textos fossem interpretados.

Fiquei com vontade de assistir à adaptação cinematográfica de Orson Welles, de 1948.

Será que em algum momento William Shakespeare imaginou que haveriam tantas e tantas representações de suas peças mundo afora? E ainda haverá muitas mais, certamente.

Esse é o trailer do filme "Macbeth" de 2015:



E aqui, o trailer da animação "Gnomeu e Julieta", de 2011:



Nenhum comentário:

Postar um comentário