sábado, 4 de junho de 2016

Livro 15 – A arte de pedir

Já faz alguns meses que li “A arte de pedir”, de Amanda Palmer (Editora Intrínseca). O livro é baseado em uma palestra da autora ao TED Talks. A motivação para o convite foi a campanha da banda dela, Dresden Dolls, em um site de crowdfunding. A arrecadação foi a maior já alcançada por um projeto musical desde o surgimento da plataforma.

A verdade é que eu até gostei de algumas passagens do livro, mas acredito que a essência das quase 300 páginas dele está, de fato, naqueles xxxx minutos da palestra. A forma como ela fala em escassez e abundância é muito interessante. Ela defende que é possível viver bem com o suficiente e concordo plenamente com essa premissa.

Alguns relatos dela despertam inevitavelmente a simpatia de quem lê. Que mulher nunca passou sufoco por estar sem absorventes? Quantas já pediram um para estranhas em banheiros públicos? Eu já. Creio que, mais do que a arte de pedir, Amanda Palmer fala sobre a necessidade de voltarmos a confiar nas pessoas. Mais do que isso, não deixar de acreditar na humanidade só porque algumas pessoas não merecem essa confiança.  É uma conta com a qual só perdemos, de acordo com ela. Acho que ela tem razão. Precisamos confiar mais, olhar mais nos olhos, permitir não só que outros nos ajudem, mas que façam parte de nossas vidas.

Gostei muito da metáfora do liquidificador, que seria a forma como juntamos todas nossas experiências, as pessoas que conhecemos, novos sabores e sensações, inspirações do dia a dia. Tudo isso, misturado, vai fazendo de nós quem somos.

Para finalizar, é claro que, como fã dos felinos que sou, não poderia deixar de mencionar o amigo de Amanda, Casey, que teve um peixinho chamado Everything (Tudo). Quando o peixe morreu, ele adotou uma gata, à qual deu o nome de Something (Alguma coisa). Bem mais realista. Uma bela metáfora para a vida e nossas expectativas em relação a ela.

Enfim, independentemente da leitura ou não do livro, recomendo muito a palestra de Amanda Palmer no TED Talks - “A arte de pedir”:

Nenhum comentário:

Postar um comentário