Minha primeira leitura concluída em 2016 foi "Lavoura arcaica", de Raduan Nassar (Companhia das Letras). O livro foi sugerido no Clube do Livro de Itapetininga (conheça aqui).
Eu já tinha assistido ao filme inspirado no livro, no começo dos anos 2000, o que sempre acaba interferindo de alguma forma na leitura. Inevitavelmente, lembrava da voz do Selton Melo e da dança da Simone Spoladore durante diversas passagens do livro. Isso sem mencionar a atuação impecável do saudoso Raul Cortez.
Por essas e outras sempre é recomendado ler o livro antes de ver o filme. Mas não acho que tenha perdido muito nesse caso. Na verdade, fiquei com vontade de assistir o filme de novo.
É uma história forte. É triste, dessas que faz a gente se sentir desarmado. E me fez pensar em moralidade, religião, dogmas e tabus. Principalmente no tipo de moralidade seletiva, preconceituosa e rotuladora ainda tão presente nos dias atuais.
A história do autor também é interessante, já que ele parou de escrever logo depois do estrondoso sucesso que essa obra fez. Foi viver no campo e recentemente doou sua fazenda para que fosse transformada em um câmpus da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), em Buri, no interior de São Paulo.
#meudesafiodeleitura #livro1 #LavouraArcaica #RaduanNassar
Nenhum comentário:
Postar um comentário